Existem várias maneiras de se fazer a compostagem dos resíduos orgânicos domésticos e sem muita dificuldade. Diferente do que se pensa, quando bem feita e com boa parcela de precaução, a compostagem pode ser realizada até dentro de nossas casas- para pessoas que não dispõem de espaço-.
Em parceria com o município, realizamos em 2011, uma série de atividades de conscientização nas escolas municipais, onde a compostagem foi preparada em tambores metálicos com capacidade de 200 litros e com tampa removível. Nesse sistema, a compostagem acontece de forma rápida, havendo a necessidade de revolvimento da matéria orgânica compostada com frequência. A quantidade de resíduos compostado gera boa perceptividade da ação de biológica através da presença de decompositores e da elevação da temperatura.
Nessa ação, foram utilizadas as sobras da preparação de alimentos da cozinha associada à adição de folhas secas, resíduos de apontadores de lápis e folhas de papel. Como inoculante, foi utilizado esterco bovino, o que não é necessário, apenas utilizado para a maior propagação dos microrganismos.
O processo de montagem do composto ocorre em camadas, inicialmente com uma camada de material seco- folhas- em uma camada de 15 cm aproximadamente. Em seguida, é adicionado o resíduo verde, em camada de 5 cm aproximadamente, espalhada ao centro da forração seca, sobre a matéria verde foram adicionados os papeis e aparas de lápis.
Nota: Aparas de lápis e papeis são opcionais, sendo utilizado em nossas atividades por critério da coordenação. Importante ressaltar que, o papel tem destino certo na cadeia de reciclagem e as aparas de lápis são compostas por materiais inorgânicos, como a tinta da madeira, a ponta e alguns ainda, fabricados por materiais plásticos. No nosso caso foi utilizado com alternativa de recuperação do resíduo.
Terminada a forração, é adicionada uma camada de cerca de 2 cm de esterco bovino. Uma vez acabado o processo, inicia-se novamente a construção de uma nova sequência, nas mesmas proporções, consecutivamente, até o término do material. A última camada deve ser a cobertura seca, o que serve de abafamento dos odores e de isolamento contra moscas.
Uma vez montada a compostagem, o tambor é fechado e fica em repouso, a borracha existente na borda da tampa é retirada, favorecendo a entrada de oxigênio no recipiente
Uma vez por dia, pode-se levar os alunos para acompanhar o processo de transformação da matéria orgânica em adubo. Em nossa atividade, após o terceiro dia, observou-se um significativo aumento da Temperatura. Através da utilização de um termômetro digital com vara, fez-se a comparação da elevação da temperatura. Mede-se primeiro a temperatura ambiente- a que sentimos na pele, sem a introdução da haste metálica no composto. Anota-se em uma ficha- Modelo demonstrado logo mais em postagem próxima- logo depois, faz-se três medições no composto.
A primeira medição se faz parte superior do composto, geralmente, local de maior concentração de oxigênio e menor concentração de umidade, faz-se a leitura e anota-se- Geralmente, é a temperatura intermediária devido ao desequilíbrio umidade X oxigênio. A segunda leitura é feita introduzindo a haste até o meio do tambor- essa é, geralmente, a temperatura mais alta, pois existe um equilíbrio no teor de umidade e aeração. Anota-se a leitura. A terceira medição é realizada na parte mais profunda do composto, geralmente à 2 ou 3 cm do fundo. Essa será, sem dúvidas, a temperatura menor, devido a grande quantidade de umidade e a diminuta existência de aeração.
O processo de degradação por microrganismos resulta, em meio aeróbico (Presença de oxigênio), em vapor de água e CO². A ação digestiva gera calor, que nada mais é que a liberação da energia utilizada na alimentação. O vapor de água condensa na tampa do tambor, o que é visível na abertura do composto, sendo possível demonstrar a ação das águas em seus ciclos naturais. A visualização também favorece a compreensão das ocorrências nocivas assistidas em uma área de disposição final de resíduos, toda ocorrência assistida no tambor ocorre em aterros sanitários e lixões.
A compostagem deve ser uma atividade sem imposição de conteúdos didáticos, as ações são visualizadas e proporcionam questionamentos. Assim como no meio natural, a compostagem nos prepara surpresas, capazes de serem exploradas no momento da visualização, nesse caso, apresentamos um fungo nascido da massa, ocorrência que pode ser visualizada nos primeiros dias do processo. É aconselhável que seja utilizada uma câmera fotográfica para o registro das ocorrências, a observação deve ser minuciosa e cada espaço é vistoriado em busca de detalhes que possam ser utilizados como forma de conscientização.
Aqui vemos a formação de húmus que surge da ação de minhocas. No início do processo, é possível encontrar algumas larvas e pequenos insetos. Fato normal do processo de decomposição em pequenas quantidades. Esses decompositores são logo eliminados pelo aumento da temperatura. com cuidado e boa vedação, a sua proliferação será controlada. O processo de compostagem pode durar de três à seis meses, no nosso caso, alguns processos foram terminados no período de 60 dias. No início, a temperatura cresce de forma significativa, sendo que, em 3 ou 4 dias, alcança o seu ponto mais elevado- 38 à 45 ºC. Durante alguns dias, a temperatura se mantém, vindo a decair gradativamente. O volume diminuí conforme o processo de degradação, assim com a temperatura começa à decair. No final do processo, a massa tem uma redução de cerca de 60%- materiais não picotados- e a temperatura final chega a ser inferior à temperatura ambiente.
A cada visita à composteira, faz-se a aferição da temperatura, a visualização do composto e as considerações cabíveis sobre os temas propostos. Ao final da discussão, realiza-se o revolvimento do composto com o auxílio de uma pequena pá ou forca. No processo de revolvimento é que observamos a necessidade de controle dos teores de umidade e aeração. Quando muito seco- após o revolvimento total- observa-se a necessidade de introdução de água ou matéria seca. O teor de umidade pode ser comparado através da observação de solos de locais arborizados e com a presença de grandes quantidades de folhas por vários períodos de tempo- Bosques- descobre-se o solo e visualiza-se as folhas que se encontram por baixo, geralmente, levemente úmidas e de forma uniforme.
Paz e luz à todos...