quarta-feira, 20 de março de 2013

Compostagem... A volta à natureza...

Através da educação formamos o ser humano e o ser humano, através da educação transforma o mundo... As atividades relacionadas à conscientização ambiental necessitam ser atividades que proporcione a percepção do meio como integrante da nossas vidas, assim como a nossa própria percepção, nós como integrantes desse mesmo meio. 
Relacionando às possibilidades, uma visita ao meio natural, possivelmente nas próprias dependências da escola ou da comunidade nos permite mostrar mais que as próprias leituras da teorização... Em linguagem simples, a natureza nos convida á participar dela, à nos contactarmos às suas maravilhas, a naturalizar.
 Tudo o que parece estar oculto à nossa volta é motivo de aprendizado... A grande biblioteca viva se apresenta de forma clara e nos enche os olhos, o espírito em toda a sua essência. As criaturas não tão notadas são apresentadas à população humana, os conceitos que temos são abalados e algumas sementes da conscientização são semeadas.
 Por qual motivo as flores têm cores diversas? Qual a sua relação com as cidades? Qual a sua relação com os sentimentos humanos? De onde vêm, como brotam da terra, porque as folhas secas são retidas no seu tronco?
Simples questões que são facilmente respondidas, as visualizações geram perguntas, as perguntas geram respostas e as respostas são direcionadas à outras visualizações... A interligação se apresenta de forma espontânea, brotam das mentes como as sementes brotam do chão.
 Educação ambiental é isso, educar na alegria, no lazer, na liberdade... Um simples passeio para a identificação dos resíduos secos que necessitamos para a realizar a compostagem serve de introdução à pratica da conscientização, passeando, descobrindo, rindo, brincando, aprendendo... A
As campanhas temporais de conscientização, trabalhadas de forma isolada em datas comemorativas são todas trabalhadas e em todos os momentos dentro do espaço de conscientização criado através da prática da compostagem... A conscientização ocorre de forma natural, como no nosso caso, onde os alunos interviram em um processo de degradação ocorrido dentro da própria escola, através de um mutirão de limpeza, onde coletaram os resíduos que são jogados ao terreno e que acabam por poluir o solo, as águas através do carreamento para das enxurradas, o ar, na suspensão de partículas... A conscientização local com vistas à ação global.
No Primeiro dia mundial da felicidade, ocorrido hoje, dia 20 de março, podemos mostrar para nossas crianças e jovens como a educação pode ser divertida, como a aprendizagem pode levar o indivíduo à pela compreensão da necessidade do saber, de forma alegre, divertida...
Sejamos felizes... Paz e luz...

http://www.un.org/en/events/happinessday/

Nenhum comentário:

Postar um comentário