segunda-feira, 4 de março de 2013

Compostagem, materiais verdes.

Como já dissemos, a abordagem vai além da simples explicação e transmissão de dados. Conscientizar é fazer perceber, vivenciar e compreender. A visualização é um exercício de fomentação da percepção, e mais que ensinar, deve-se propiciar a participação. Que tal um exercício de estudo?
A compostagem é um processo de decomposição que ocorre de forma natural, mas controlado. É realizado através da disposição de materiais verdes, ricos em nitrogênio e materiais secos, ricos em carbono. Esses materiais são dispostos em camadas intercaladas- daí vem o nome compostagem- Uma parte de material verde para três de material seco.
Composto pronto. E. E. Profª Maria Luíza Bernardes Nory.
Para que exista a compreensão, é fundamental que exista uma participação na triagem dos materiais, onde o conscientizador possa estra demonstrando, na prática, a existência de cada material dentro da escola, sua qualidade e sua quantidade. Uma vista à cozinha da escola é uma boa opção para a demonstração prática do processo de geração de "lixo", Uma vez que se possa acompanhar o processo de preparação da refeição. A cozinha é o local onde se gera a maior quantidade de resíduo potencialmente contaminante dentro da escola. Em alguns casos, são realizadas 3 refeições diárias nas escolas, o que resulta em grande quantidade de sobras e rejeitos.
Raízes em processo de brotação. 
O Brasil tem, por cultura, um elevado índice de desperdício de alimentos. Muito dos alimentos produzidos são perdidos durante os processos de produção, de colheita, de transporte, de distribuição, de comercialização e de estocagem. Por se tratar de recurso relativamente barato, muito se perde na etapa final de destinação, ou seja... Compramos sem a consciência do desperdício. 
Bananas impróprias para a comercialização.
Além disso, nosso critério de qualificação dos alimentos vegetais é "Burro" uma vez que criamos padrões de classificação visual dos alimentos, muitas frutas, verduras e legumes são "descartados" no próprio local de produção, inviabilizados pelo tamanho, pela aparência e quase nunca pelo poder nutricional. Erramos ao qualificar o nosso alimento pelas aparências e erramos ao destinar essas sobras para o lixo "apenas" 
Aqui, nada é "lixo"
O que transforma nosso alimento em "lixo" é a nossa cultura. Cascas, folhas, sementes, bagaços, pós, brotos e outros mais, são parte integrante da nossa geladeira. A batata, por exemplo, só gera lixo ao ser descascada para a preparação. Em alguns lares, a própria casca é utilizada como fonte de alimentação, uma questão de percepção. Uma vez descascada, a parte exterior passa a ser "lixo", instantes após estar na nossa geladeira.
Resíduos em processo de compostagem em minha composteira.
Assim geramos o "líxo", que nada mais é que, resíduo da preparação de alimentos, com característica verde, rico em nutrientes como o Nitrogênio, cálcio, ferro, fósforo, zinco e outros mais. A sigla NPK existente nos adubos químicos relacionam as quantidades desses nutrientes em suas composições, os mesmos nutrientes  que são destinados aos aterros através da geração de "lixo", e que são explorados de outra maneira, muito mais depredadora, pela industria química. O que sobra nos "lixões" das cidades, falta na agricultura para a produção de alimentos. Quanto maior a variedade de alimentos adicionados à compostagem, mais rica ela será.
 
 


2 comentários:

  1. Muito bom! Eu ja separo tudo que e lixo organico e enterro no meu terreno em uma area que tenho so pra isso. Este lixo misturado com a terra e um fertilizante maravilhoso. So vou la no meu cantinho, mexo a terra pra misturar bem o material organico com o solo e se quero adubar alguma planta coloco este composto. Eu gosto de tudo organico. No poison (Nao veneno)
    Obrigada pela reportagem. bye bye

    ResponderExcluir
  2. Olá... Obrigado pela visita... Existem várias formas de reaproveitar nossos resíduos... é muito bom encontrar pessoas que tenham essa consciência, e o mais importante é que a amiga também zela pela manutenção do nosso planeta. Parabéns pela ação, é bom para o planeta, bom para a nossa saúde e muito gostoso... Logo estarei postando uma ideia para a produção de verduras que faço em minha casa...
    Bye..

    ResponderExcluir