sexta-feira, 1 de março de 2013

A compostagem e a água...

Todo ser vivo tem, em sua composição orgânica, uma grande quantidade de água. Algumas frutas podem ter cerca de 90% de sua composição em água, o que faz com que, ao se decompor, essa 
água seja liberada para o meio. O que chamamos de lixo é apenas água, fibras e nutrientes, que se decompõem naturalmente.
O estudo da compostagem nos permite demonstrar esse processo através da geração do chorume. O chorume o liquido que resulta do processo de decomposição da matéria orgânica, acrescida de partículas em dissolução. É muito fácil produzir o chorume durante a compostagem, as características principais são, a cor escurecida, o odor fétido e a presença de partículas.
Dependente do modelo escolhido de composteira, o chorume pode ser coletado durante o processo de decomposição. A qualidade do material compostado é que ira caracterizar a presença, ou não, do chorume. Frutas, geralmente, contém mais água em sua composição, alguns legumes e folheosas contém menos água. A quantidade de material seco também influi. Em pequenas quantidades, propicia a formação do chorume e a exalação de odores, o excesso de umidade faz com que prolifere bactérias que não utilizam do oxigênio atmosférico para respirar, o composto não gera calor perceptível e libera gases como amônia e metano. Em maior quantidade, absorve a água proveniente da decomposição da matéria verde, libera calor perceptível e gás carbônico.
Conscientizar as crianças quanto ao malefício causado pela disposição desse resíduo no solo é muito importante, uma vez que, no processo de compostagem, os resíduos são selecionados e todo o efluente gerado pode ser captado e tratado. No meio ambiente, esse efluente penetra em solos e pode alcançar lençóis subterrâneos de água. Assim também, escoa pela terra e serve de bebedouro para aves e animais, gera gases provenientes da decomposição de partículas e contamina o ar, chega aos rios e causa proliferação de algas e bactérias, causando eutrofização, ou seja, grandes quantidades de algas e microrganismos que consomem todo o oxigênio dissolvido nas águas, causando a morte de peixes. Além disso, todos nós colocamos no "lixo", produtos que são diluídos e incorporados ao chorume, como medicamentos, frascos de veneno, de remédios, pilhas, tintas, vernizes, ceras, e uma infinidade de outro produtos que nos passam desapercebidos. A compostagem nos propícia a educação através da seletividade do resíduo a ser utilizado, prevenindo a poluição do meio ambiente.
 A água é um dos recursos naturais mais preciosos para a existência da vida. A quantidade de resíduos que são dissolvidos em nossas águas são um agravante para sua recuperação dentro dos seus ciclos... O ciclo das águas podem ser estudados dentro da compostagem de forma concreta e prática, através da evaporação, da formação do chorume, da sua purificação, da utilização na irrigação de vasos e de várias outras formas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário