domingo, 12 de agosto de 2012

Educação e conscientização.

Educação ambiental é um processo de aprendizagem e conscientização do homem para os problemas causados por sua forma de utilização do conjunto Terra, seus atos e as consequências que proporcionam.
Como educação, é um processo de aprendizado das relações ocorridas entre os seres vivos e o meio físico,  envolvendo a participação humana nos processos de transformação da Terra.
Mas a educação ambiental requer conscientização, e a conscientização é um processo mais voltado para a pessoa, a percepção e a consciência sobre o que é necessário á sua vida, sobre o que é a sua vida.
A forma como as sociedades se adequam a vida, suas crenças e suas vontades são os principais fatores à serem explorados. Conscientização ambiental requer a atenção da pessoa humana para um conjunto, independente da sua formação ecológica, urbana, natural ou viva, mas a conscientização para um conjunto "Humano" de pessoas que partilham um conjunto natural, ecológico e vivo.
A continuidade das atividades educacionais são dependentes dessa conscientização, e a conscientização é dependente da realidade vivida pela população conscientizada. Em minhas atividades, consigo definir duas realidades distintas, duas respostas diferentes em um um mesmo nicho social. Enquanto a Instituição assistencial tem suas atividades voltadas para a preservação da criança com ente da infância, a função educacional está por ser discutida para  que novidade da E A, que vinha caminhado em passo seguros, não se perca na falta de propostas pedagógicas da educação formal. Já na escola estadual,  as ações surgiram como alternativa de ocupação da área  voltada à conscientização, já resulta em um conjunto de propostas pedagógicas de Educação, concretas a partir do posicionamento do professor Marcos da Diretoria e de toda a coordenadoria. Iniciamos um conjunto funcional que aponta para a efetivação da conscientização e educação ambiental  como parte da grade curricular.
Assim, penso que a conscientização é a principal vertente da E A, pois esta voltada para as realidades humanas, vividas por cada grupo individual, por cada indivíduo em seu nicho social. Uma vez compreendida a unidade do conjunto humano, as consequências da sua forma de interação junto aos demais constituintes do mesmo conjunto em processos de exclusão e depreciação de direitos, a compreensão do conjunto Ambiental se fará entendida na unidade do conjunto vida.    










Nenhum comentário:

Postar um comentário