quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como fazer uma horta com garrafas PET.


Os materiais que usei proporcionaram uma melhor mobilidade da estrutura montada, podendo ser manuseada cada garrafa de forma independente.
 Os elos da corrente formaram os ganchos de fixação, os quais se ligam na garrafa anterior.
Cada elo se transforma em um gancho que será fixado para sustentação da garrafa na estrutura.
  Para a fixação do gancho na corda utilizei arame comum, envolto no local do nó.

 Para que exista espaço suficiente, utilizei uma medida padrão de 40 cm de corda. 20 cm para a garrafa que possibilita intercalar as colunas, modificando a aparência do conjunto.
 Para a fixação do gancho, introduzo a corda no gancho, deixando 1 cm de sobra.
 Dobro e faço a amarradura como o arame. 
 Faz-se um conjunto de duas cordas para cada garrafa.
 Na parte superior, furo o gargalo de forma que a corda possa atravessá-lo.
 Na parte inferior, dois furos mantendo o alinhamento dos furos feitos no gargalo.
 No sentido em que ficará suspensa, faço os furos circulares onde serão plantadas as mudas. A abertura total da parte superior pode causar a dobradura da garrafa pela quebra da sua estrutura.
 Fis três furos na parte oposta daquela onde será utilizada para o plantio (parte de baixo), para escoamento do excesso de água. 
 As cordas são introduzidas nas extremidades para posterior amarração. 
As pontas inferiores são amarradas com arame, dobrando 1,5 cm e formando um laço.
A laçada será o suporte para a garrafa posterior, podendo, dependendo da altura, sustentar uma coluna com 5 garrafas.
 Depois de pronta é só colocar a terra e plantar a muda- As sementes são carregadas para o fundo durante a irrigação- fixar a garrafa e montar a estrutura.  
 Na montagem pode-se usar a criatividade, intercalando as garrafas ou não. O trato é diário, a irrigação é feita quase que diariamente, assim como a procura por ovos, lagartas e demais pragas que venham a surgir. 
A profundidade da garrafa é limitada e a terra deve ser reposta quando apresentar diminuição de volume. usa-se composto, humos ou terra acrescida de esterco animal para preencher os espaços.
 A variedade de plantas que podem ser cultivadas é outro ponto interessante, mesclei flores, frutos, verduras, temperos, ervas e até legumes- pepino caipira-
 Os morangos são os que mais se adaptaram em um primeiro plantio, já estão florindo.
 Salsas e cebolinha são mais lentas quando a germinação das sementes é demorada, a irrigação carrega as sementes para o fundo. prefira mudas prontas.
 Hortelã, alecrim, orégano e outras ervas também podem ser intercaladas. É só usar a criatividade e curtir um espaço natural e de relaxamento.